Treinando Seu Cachorro
Como qualquer outro relacionamento na vida, aquele que você constrói com seu cão também exigirá trabalho, dedicação e compreensão. Você deve ter visto exemplos interessantes onde um cão ouve obedientemente o seu dono, cumprindo cada comando e provavelmente se sentiu ansioso por ter esse tipo de relacionamento com seu animal de estimação também.
Você ficará desapontado ao descobrir que esse tipo de treinamento não acontece da noite para o dia, mas com a disciplina e persistência certas de sua parte, você também pode fazer com que seu amado cão conclua as tarefas que você solicitar.
Você deve ter notado que algumas pessoas não têm absolutamente nenhum controle sobre seus cães e que o comportamento desses animais é errático e imprevisível. O problema é o dono, não o animal.
O dono, neste caso, não sabe como se comunicar com o cão e como explicar o que o cão deve fazer. Você tem que entender o seu cão e o que funciona melhor quando se trata de entender os comandos. Os cães aprendem muito rápido.
Exercite-se com seu cachorro todos os dias
Você precisa entender que seu animal de estimação não é um computador que você pode programar para fazer o que quiser a qualquer momento e esperar que ele responda perfeitamente a cada vez.
Sua abordagem deve ser semelhante a como você abordaria a disciplina de uma criança que está apenas começando a saber como funcionar ao seu redor. Amor e paciência são imprescindíveis.
É muito importante que o seu cão não se sinta dominado, mas que sinta que a sua intenção é motivada exclusivamente pelo amor. No início, o simples ato de estender a pata (apertar 'mãos') é desafiador, mas se seu cão sentir que não há malícia, ele começará a relaxar e a ouvir você.
Recompensas
O reforço positivo tem se mostrado a melhor técnica. Portanto, mesmo que você não possa falar com seu animal de estimação, o reforço positivo é uma linguagem universal que todos nós entendemos. Todos os cães adoram receber guloseimas ou prêmios e isso torna impossível falhar quando você aplica esta técnica.
Comece premiando o seu cão sempre que ele se comportar bem, dê uma guloseima, e se ele se comportar mal, então, faça o oposto, ou seja, retenha a guloseima e diga que ele está se comportando mal para que ele saiba o que é um bom comportamento e o que não é.
Comece com o treinamento básico
Seu cachorro não entende o que você quer ou pensa. Os animais de estimação são geralmente muito curiosos por natureza e é difícil para eles se concentrarem por longos períodos.
Às vezes, o treinamento será ilógico para eles, eles não entenderão o que está acontecendo e, portanto, o treinamento em si demorará mais. A melhor coisa a fazer é começar com comandos básicos como 'sentar'. Isso é feito pegando uma guloseima e quando o seu cão se senta, você dá a guloseima a ele e diz que é um bom cão.
Mais uma vez paciência é fundamental, cada novo comando levará tempo para o seu pet aprender, muito amor e paciência. A coisa mais difícil de treinar seu cão é ensiná-lo a colocar algo que ele pegou entre os dentes ou ensiná-lo a parar de fazer algo que já está começando. Esses comandos levarão mais tempo para serem aprendidos.
O seu adorável animal de estimação aprenderá tudo o que você deseja ensinar, mas isso exigirá muito tempo e paciência. Não deixe seu animal de estimação sentir agressividade ou impaciência, é importante que você e seu cão gostem de estar juntos e que ele aprenda durante esse tempo com seu apoio e amor. Além disso, é necessário que você entenda que você e seu cão não são iguais e, dependendo da raça, alguns comandos demoram mais para serem aprendidos e outros menos.
É sempre uma boa ideia consultar um especialista a fim de aprender as melhores práticas de adestramento de cães, mas é igualmente importante que você monitore e conheça bem o seu cão, porque ele certamente fornecerá informações valiosas, ou seja, o corpo do seu cão a linguagem dirá tudo o que você precisa saber.